Quanto Ganha um Juiz Federal – 【Salário e Concursos】

Você acredita que tem vocação para a área judiciária? E para ser um Juiz Federal? Então, será preciso observar bem suas habilidades e saber utilizá-las da melhor forma possível para tornar-se um profissional competente.

Depois de concluir a graduação em direito, é normal aparecer várias indagações quanto a profissão, já que existem inúmeras possibilidades para seguir e se especializar.

Normalmente, os bacharéis em direto buscam a capacitação em um determinado ramo, buscando melhores ofertas de trabalho, que lhes proporcionarão um bom salário.

Assim, um dos cargos públicos mais cobiçados é o de Juiz Federal, uma vez que, trata-se de um posto de grande reconhecimento perante a sociedade e que possui uma ótima remuneração.

Porém, para conquistar esse o cargo de Juiz Federal é preciso ter muita dedicação, persistência e conhecimento. Apesar de ser um caminho difícil e longo, não é impossível, basta ter determinação e foco!

O Juiz Federal é responsável por dar andamento e julgar os processos que tramitam perante a Justiça Federal, que é a competente para analisar as causas que abrangem a União e, consequentemente, seus entes federais.

Juiz Federal – Cursos e Concursos

Inicialmente, vamos lembrar que se trata de um cargo pretendido por diversos profissionais da área do Direito, os quais buscam obter uma carreira bem-sucedida. Contudo, para alcançar essa meta de ser um Juiz Federal é necessário organizar-se e ter paciência, pois o tempo médio de preparação é de três anos.

Antes de mais nada, deve-se ter concluído o curso de Direito, que possui, via de regra, a duração de cinco anos.

Uma faculdade bem-feita é fundamental para o bom desempenho do candidato no concurso, pois o curso ensina como interpretar e aplicar as leis estabelecidas pelo Estado.

As leis são elaboradas para estruturar as relações entre os indivíduos que formam uma sociedade. Desse modo, as pessoas que pretendem o cargo de Juiz Federal devem estar cientes que serão responsáveis pela solução dos dissídios que envolvam os cidadãos, a Administração Pública e empresas, através das leis.

Depois de terminar o curso de graduação, o bacharel deverá ser aprovado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por meio de uma prova que contem questões de múltipla escolha e também discursivas, as quais o candidato deverá solucionar casos e ainda elaborar de uma peça processual.

Após três anos de experiência jurídica, o candidato estará apto para prestar o concurso de Juiz Federal.

Requisitos para se tornar um Juiz Federal

O Governo sempre está abrindo vagas para o concurso de Juiz Federal e os interessados devem ficar atentos para não perderem o prazo de inscrição.

Vamos conhecer os requisitos básicos para o cargo:

  • Ser bacharel em Direito por no mínimo três anos, com o diploma devidamente registrado conforme a lei;
  • Ter três anos de exercício de atividade jurídica, nos termos do artigo 93, inciso I, da Constituição Federal, comprovados por meio de documentos e certidões;
  • Ser aprovado no concurso público;
  • Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no último caso, deve estar amparado pelo Decreto nº 70.436/72, tendo reconhecido os direitos políticos, de acordo com o artigo 12, § 1º, da C F/88;
  • Estar em pleno exercício dos seus direitos civis e políticos;
  • Possuir bons antecedentes morais e sociais;
  • Estar quite com todas as obrigações eleitorais e, se o candidato for do sexo masculino, também deverá estar em dia com as obrigações militares;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Possuir aptidão física e mental para as atribuições do cargo;
  • Levar a declaração pública de bens e prestar compromisso que irá desempenhar com retidão todas as funções do cargo.

Como é a prova para Juiz Federal?

O concurso é divido em algumas etapas. A primeira fase, normalmente, contém três blocos de questões objetivas, veja:

  • 1 ° Bloco: Direito Empresarial, Direito Financeiro e Tributário, Direito Civil e Direito Processual Civil;
  • 2 ° Bloco: Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Econômico e do Consumidor;
  • 3 ° Bloco: Direito Administrativo, Direito Internacional Privado e Público, e Direito Ambiental.

Os concursos para Juízes costumam durar cerca de 5 horas e são em média 100 questões, nessa fase.

Depois deverá ser realizada a prova discursiva, lembrando que é muito importante ter uma ótima redação, já que terá que discorrer de forma objetiva e clara sobre os temas indagados.

Em seguida terá a prova de sentença, onde ocorre um tipo de simulação em que você deverá atuar como um juiz Federal em um caso hipotético. E nessa fase, você mostrará se possui o conhecimento necessário para assumir a magistratura.

Esses concursos costumam exigir que se faça uma sentença penal e outra peça cível.

E temos como a última etapa a prova oral, que será prestada em sessão pública, juntamente com todos os representantes da bancada. E essa fase será gravada.

O conhecimento jurídico do candidato será analisado, assim como a capacidade de raciocínio, linguagem adequada e habilidade de argumentação. Ele poderá consultar códigos e leis esparsas nesse momento.

Essa é uma das fases mais complexas do concurso para Juiz Federal, mas se você estiver preparado obterá êxito!

Quanto Ganha um Juiz Federal

Em relação aos cargos do Poder Judiciário no Brasil, Juiz Federal é considerado um dos que possui o melhor salário. No início da carreira, isto é, um Juiz Substituto, pode ganhar cerca de R$ 23.998,26.

Esse valor vai aumentando de acordo com o tempo de carreira e qualificações que o profissional poderá adquirir.

Além do mais, o Juiz Federal possui outros benefícios que ajudam a melhorar a sua renda, o conforto e qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *