Quanto Ganha um Promotor Público – Salário e Concursos

Você acredita que possui o perfil para desenvolver atividades ligadas à Justiça e que seria muito feliz trabalhando nesse ambiente? Gostaria então de saber quanto ganha um promotor público e quais são os requisitos para exercer essa função? Vamos ver agora o que é necessário para alcançar esse cargo publico!

O curso de Direito permite várias opções profissionais aos bacharéis e em diversas ocasiões é difícil a escolha. Aliás, a grande quantidade de possibilidades para atuar na área jurídica é, sem dúvida, uma das razões de muitos optarem pelo curso.

A promotoria é uma das áreas mais buscada pelos bacharéis e descreveremos o que um Promotor Público faz para ver se você realmente se encaixa no perfil!

Quem é o Promotor de Justiça?

Trata-se o promotor de justiça de um representante do MP (Ministério Público), e que poderá atuar tanto na esfera estadual quanto federal, ou ainda, na justiça comum ou especializada.

Uma das atribuições desse órgão é a defesa dos interesses da sociedade e dos direitos dos cidadãos, lembrando que eles não são subordinados a nenhum outro poder.

Desse modo, são obrigações do Ministério Público e, portanto, do promotor de justiça, de acordo com as normas do MP:

  • Preservar a ordem jurídica e o regime democrático de direito;
  • Assegurar os interesses da sociedade, assim como os direitos individuais indisponíveis e os direitos difusos e coletivos;
  • Entrar com a ação penal pública e averiguar a lei nos casos de ação penal privada;

Quais são as características de um bom promotor público?

Para desempenhar bem a função de promotor você deverá possuir os seguintes atributos:

  • Ter um ótimo poder de persuasão, uma vez que, atua quase sempre perante o juiz;
  • Ser desenvolto para a argumentação;
  • Possuir interesse em áreas paralelas ao Direito, tais como a Ética, Economia, Filosofia e Sociologia;
  • Apresentar excelente comunicação oral e escrita;
  • Ter empenho e aplicação com casos de interesse público;
  • Ser discreto e responsável tanto na vida pública quanto na vida privada.

Como ser um Promotor Público?

Para aqueles que desejam ser promotor, terão que preencher de forma cumulativa os itens a seguir:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ser bacharel no curso de Direito;
  • Possuir três anos de experiência jurídica, seja como advogado ou atuando em algum serviço público;
  • Caso seja homem, estar em dia com o serviço militar;
  • Usufruir dos seus direitos políticos;
  • Não conter antecedentes criminais;
  • Ser aprovado em um concurso público, assim como no exame médico e exame psicotécnico.

O concurso público para promotor pode ter diversos processos seletivos dependendo do órgão que o realiza, mas, via de regra, o concurso é dividido em cinco fases: a prova objetiva, a prova discursiva, a prova oral, a peça prática e a verificação de títulos.

As provas objetivas e discursivas para o concurso de promotor público são conhecidas por serem muito extensas e possuírem um grande grau de dificuldade, são abordadas praticamente todas as matérias da área de direito, como: direito constitucional, penal, processo penal, civil, processo civil, administrativo, ambiental, tributário, empresarial, consumidor, eleitoral, direitos humanos, dentre outras.

Ascensão na carreira de Promotor Público

Todas pessoas que ingressam no MP (Ministério Público) são Promotores de Justiça. O primeiro grau da carreira é como Promotor de Justiça Substituto, o qual ocupará o cargo sempre que preciso. Ele poderá exercer sua função em qualquer comarca do Estado em que passou no concurso.

Posteriormente, a promoção será feita pelos critérios de antiguidade ou merecimento, que tornará o promotor substituto em promotor de primeira entrância, intermediário e final sucessivamente.

Quando alcançar a entrância final, o promotor de justiça poderá ser procurador de justiça, se cumprir todas as exigências descritas em lei.

Quanto Ganha um Promotor Público?

Certamente, o cargo de promotor público é um dos mais requisitados de toda a área jurídica, fazendo com que milhares de bacharéis se inscrevam em concursos públicos para atuar nessa função todos os anos.

Essa grande procura se deve ao fato de ser uma carreira muito respeitada e que traz diversos benefícios. Outro enorme atrativo para a carreira de promotor público é a remuneração, que logo de início é de R$17.500,00 e que através da progressão do cargo poderá ganhar o teto salarial que é de R$ 33.700,00.

É preciso muito estudo e dedicação para alcançar um cargo na promotoria. Ter paciência e empenho é fundamental para obter a função de promotor e poder usufruir de todas as vantagens que essa carreira pública oferece!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *